Introdução a Mitologia Cherokee

 


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Tribo Cherokee

 

Com sua origem na América do Norte, os povos ameríndios denominados cherokees são uma das tribos da nação nativa chamada iroquois. Antes do século XVI, eles se localizavam na região leste dos EUA, mas acabaram sendo expulsos pelos brancos para o Planalto de Ozark, cordilheira localizada entre os rios Missouri  e Arkansas.
Atualmente, os cherokees são a maior população de índios nos Estados Unidos, com aproximadamente 310.000 membros. Por apresentarem alguns costumes dos brancos na época da colonização, foram denominados uma das “5 Tribos Civilizadas”, grupo completado pelas tribos Seminole, Choctaw, Chickasaw e Creek. Os grupos de índios cherokees reconhecidos pelo governo americano estão divididos em tribos em Tahlequah, em Oklahoma, onde fica o grupo formado pela Cherokee Nation e a United Keetoowah Band of Cherokee Indians. Já a Eastern Band of Cherokee Indians, localiza-se na Carolina do Norte. Além destes territórios, considerados os mais conhecidos, existem tribos em locais como: Alabama, Missouri, Geórgia, Arkansas e Tennessee.

A unificação da Nação Cherokee ocorreu devido a uma associação de inter-relacionamento entre as cidades-estados no começo do século XVIII. Nomes importantes para este processo foram: Alexander Cumming, um emissário da Inglaterra, e Moytoy, denominado o imperador cherokee a partir de 1730.
Após se tornar imperador, Moytoy cedeu aos pedidos de Cumming, reconhecendo Jorge II como rei inglês e guardião dos povos cherokees. Antes deste acordo, nos quase dez anos que o antecederam, o nativos travaram vários embates contra o governo dos colonos da Carolina do Sul. Apesar do título atribuído a Moytoy, o imperador não tinha poderes ilimitados em relação à tribo. Com o tempo, surgiram líderes de outras linhagens. Quando ocorreu a Revolução Americana, também conhecida como Guerra da Independência dos Estados Unidos da América (1776 a 1783), diversos índios cherokees partiram para outros condados, abandonando seus locais de origem devido à violação de pactos de território firmados anteriormente. Isso ocorreu devido à intensa briga entre os colonos para a ocupação das terras indígenas durante o conflito. Os primeiros povos dissidentes foram para regiões em que atualmente encontram-se os Estados do Missouri e Arkansas. Em meados de 1800, houve o estabelecimento de assentamentos indígenas próximos às bacias do rio White e do rio St. Francis. Posteriormente, a população cresceu tanto que o governo dos EUA estabeleceu, no Arkansas, a Reserva Indígena Cherokee. Muitos destes nativos removidos foram alcunhados como Chickamaugas, que tinham como líder Canoa Arrastada, o cacique.

Crenças De Criação

 

 A crença Cherokee descreve a terra como uma grande ilha flutuante cercada por água do mar. Pendurada no céu por cordas unidas nos quatro pontos cardinais. A história conta que a primeira terra veio ser terra quando Dâyuni'sï (Bezer's Neto), o pequeno besouro da agua veio de Gälûñ'lätï, o reino do céu, para ver o que estava abaixo da água. Ele correu pela superficie da agua, mas não encontrou um lugar solido para descançar,então ele mergulhou até o fundo e trouxe lama macia. Esta lama se expandiu em todas as direções e se tornou a terra, de acordo com o relato registrado em 1900 pelo Bureau of American Ethnologie.

Image result for cherokee earthOs outros animais em Gälûñ'lätï estavam ansiosos para descer para a nova terra, e os primeiros pássaros foram enviados para ver se a lama estava seca. Buzzard foi enviado adiante para fazer os preparativos para os outros, mas a terra ainda era macia. Quando ele ficou cansado, suas asas mergulharam muito baixo e escovou a lama macia. Quando finalmente estava seco, todos caíram. Estava escuro, então eles pegaram o sol e colocaram-no em uma trilha para correr de leste a oeste, a primeira colocando-o muito baixo eo lagosta vermelha foi queimada. Elevaram o sol diversas vezes a fim reduzir seu calor.

A história também conta como as plantas e os animais adquiriram certas características, e está relacionado um de seus rituais medicinais. Todos foram instruídos a permanecerem acordados por sete noites, mas apenas alguns animais como a coruja e a pantera tiveram êxito e receberam o poder de ver sobre os outros à noite. Somente algumas árvores sucederam também, cedro, pinho, abeto e louro, assim que o descanso foram forçados a verter suas folhas no inverno.

As primeiras pessoas eram um irmão e uma irmã. Uma vez o irmão deu a sua irmã um peixe e disse-lhe para multiplicar. Depois disso, ela deu à luz uma criança a cada sete dias e logo havia muitas pessoas, então as mulheres eram obrigadas a ter apenas uma criança por ano.


A história do milho e da medicina

 

Image result for The Story of Corn and MedicineDurante os primeiros tempos, as plantas, os animais e as pessoas viviam juntos como amigos, mas o dramático crescimento populacional dos seres humanos cantou a terra, deixando os animais sem espaço para vagar. Os seres humanos também matariam os animais por causa de carne ou os pisariam por estarem no caminho. Como uma punição para estes atos horrendos os animais criaram doenças para infectar os seres humanos com.

Como outras criaturas, as plantas decidiram se encontrar, e chegaram à conclusão de que as ações dos animais tinham de ser muito duras e que eles iriam fornecer uma cura para cada doença. Isso explica por que todos os tipos de plantas ajudam a curar muitas variedades de doenças. A medicina foi criada para neutralizar os castigos dos animais. A história do milho e da medicina começa com a criação da terra e dos animais. A terra foi criada fora da lama que cresceu em uma ilha. Animais começaram a explorar a terra, e foi o Buzzard que criou vales e montanhas na terra Cherokee através do bater de suas asas. Depois de algum tempo, a terra tornou-se habitável para os animais, uma vez que a terra secou de ser lama eo sol foi levantado para a luz.

De acordo com a cerimônia de medicina Cherokee, os animais e plantas tiveram que ficar acordado por sete noites. Somente a coruja, a pantera e outros sem nome foram capazes de satisfazer as exigências da cerimônia, então estes animais receberam o dom da visão noturna, o que lhes permitiu caçar facilmente à noite. Da mesma forma, as únicas árvores capazes de permanecer acordado durante os sete dias foram o cedro, o pinheiro, o abeto, o azevinho e o louro. Estas árvores foram dadas o dom de ficar verde durante todo o ano.

Os seres humanos começaram a caçar animais e rapidamente cresceu em número. A população cresceu tão rapidamente que foi estabelecida uma regra que as mulheres só podem ter uma criança por ano. Dois primeiros seres humanos foram Kanáti e Selu. Seus nomes significavam "O Caçador Sorte" e "Milho", respectivamente. Kanáti iria caçar e trazer uma casa de animais para Selu para se preparar. Kanáti e Selu tiveram um filho, e seu filho fez amizade com outro garoto que fora criado a partir do sangue dos animais abatidos. A família tratou este menino como um dos seus, exceto o chamado "The Wild Boy" Kanáti consistentemente trouxe animais para casa quando ele foi caçar, e um dia, os meninos decidiram segui-lo secretamente. Eles descobriram que Kanáti moveria uma rocha escondendo uma caverna, e um animal sairia da caverna só para ser morto por Kanáti. Os meninos voltaram secretamente para a rocha sozinhos e abriram a entrada para a caverna. No entanto, os meninos não perceberam que quando a caverna foi aberto muitos animais diferentes escapou. Kanáti viu os animais e percebeu o que deve ter acontecido. Ele viajou para a caverna e mandou os meninos para casa para que ele pudesse tentar pegar alguns dos animais escapados para comer. Isso explica por que as pessoas devem caçar para a comida agora.

Os rapazes voltaram para Selu, que foi buscar comida do armazém. Ela instruiu os meninos a esperar para trás enquanto ela estava fora, mas eles desobedeceram e seguiram ela. Eles descobriram o segredo de Selu, que era que ela esfregava seu estômago para encher cestas com milho, e ela esfregava seus lados para encher cestas com feijão. Selu sabia que seu segredo estava fora e fez os meninos uma última refeição. Ela e Kanáti então explicaram aos meninos que os dois morreriam porque seus segredos haviam sido descobertos. Junto com Kanáti e Selu morrendo, a vida fácil aos meninos tinha se acostumado a também morreria. No entanto, se os rapazes arrastaram o corpo de Selu sete vezes em um círculo e, em seguida, sete vezes sobre o solo no círculo, uma colheita de milho apareceria pela manhã se os meninos ficassem acordados a noite toda para assistir. Os meninos não cumpriram completamente as instruções, razão pela qual o milho só pode crescer em certos lugares ao redor da terra. Hoje, o milho ainda é cultivado, mas não vem da noite para o dia.



Os seres do trovão

 

Os Cherokee acreditam que há o Grande Trono e seus filhos, os dois Thunder Boys, que vivem na terra do oeste acima da abóbada do céu. Eles se vestem de relâmpagos e arco-íris. Os sacerdotes rezam para o trovão e ele visita as pessoas para trazer chuva e bênçãos do Sul. Acreditava-se que os seres do trovão que viviam perto da superfície da Terra nas falésias, nas montanhas e nas cachoeiras podiam ferir o povo às vezes, o que aconteceu. Estes outros trovões estão sempre traçando travesuras.
 

Cerimônia do milho verde 

 

Os seres de trovão são vistos como os servos mais poderosos do Apportioner (Espírito Criador), e são reverenciados na primeira dança da Cerimônia do Milho Verde realizada a cada ano, como eles são diretamente acreditados para ter trazido as chuvas para uma colheita de milho de sucesso.
 

Medicina e Doença

 

Em seguida, os cervos se reuniram para discutir seu plano de ação e chegaram à conclusão de que, se um caçador fosse matar um cervo, eles desenvolveriam uma doença. Os Ursos se conheceram primeiro e decidiram que fariam suas próprias armas como os humanos, mas isso só levou a mais caos. Diz-se que todas as plantas, animais, bestas e pessoas viveram uma vez em harmonia sem separação entre eles. Neste momento, os animais eram maiores e mais fortes até que os seres humanos se tornaram mais poderosos. Quando a população humana aumentou, assim como as armas, e os animais já não se sentiam seguros. Os animais decidiram realizar uma reunião para discutir o que deve ser feito para se proteger.A única maneira de evitar esta doença foi pedir ao espírito dos Deer o perdão. Outro requisito era que as pessoas só matassem quando necessário. O conselho de Aves, Insetos e pequenos animais se encontraram em seguida e eles decidiram que os seres humanos eram muito cruéis, então eles inventaram muitas doenças para infectá-los.As plantas ouviram o que os animais estavam planejando e desde que eram sempre amigáveis ​​com os seres humanos, juraram que para cada doença feita pelos animais, criariam uma cura. Cada planta serve a um propósito e a única maneira de encontrar o propósito é descobri-lo para si mesmo.  Quando um médico não sabe que remédio usar, os espíritos das plantas o instruem.
 

O Grande Espírito

 

O Cherokee revenciado como o grande espírito, consultado simplesmente como Unetlanvhi, ou do "o criador", que presidiu sobre todas as coisas e criou a terra. O Grande Espírito é dito ser onipotente, onipresente e onisciente. O Unetlanvhi foi dito ter feito a terra para prover para seus filhos. O Manuscrito Wahnenauhi diz que Deus é Unahlahnauhi, que significa "criador de todas as coisas" e Kalvlvtiahi, que significa "Aquele que vive acima". Na maioria dos mitos, o Grande Espírito não é personificado como tendo características humanas ou uma forma física humana.
 

Outros espíritos venerados

 

 O Cherokee acreditava que cada aspecto e coisa tinha um espírito presidindo sobre ele.

     Uktena: Uma serpente de chifres
     Tsul 'Kalu: Espírito da Caça, Um gigante de olhos oblíquos
     Oonawieh Unggi ("o vento mais antigo"): Espírito do Vento [citação necessário]
     Kana'ti ("O Caçador da Sorte"): O Grande Caçador
     Selu ("milho"): A Mulher do Milho
     Nûñnë'hï: O Espírito Pessoas
     Tlanuwa: Um Raptor Gigante


Sinais, visões e sonhos

 

Ele Cherokee sustentou que sinais, visões, sonhos e poderes eram todos os dons dos espíritos, e que seu mundo estava entrelaçado e presidido pelo mundo espiritual.Os seres espirituais podem vir na forma de animal ou humano e são considerados uma parte da vida diária. Um grupo de seres espirituais são falados como Pequenas Pessoas e só podem ser vistos pelo homem quando querem ser vistos. Diz-se que quando eles escolhem a quem eles se apresentam e aparecem como qualquer Cherokee outros, exceto que eles são pequenos, com cabelos muito longos. O povo pequeno pode ser útil, mas um deve ser cauteloso ao interagir com eles, porque eles podem ser muito enganosa. Não é comum falar sobre uma experiência que se tem com as Pequenas Pessoas. Em vez disso, você poderia retransmitir um incidente contado a você sobre a experiência de outra pessoa. Diz-se que se você incomodar as pessoas pequenas muitas vezes você ficará confuso no seu dia-a-dia, quando você normalmente não seria. Embora possuam poderes de cura e sugestões úteis, as Pequenas Pessoas não devem ser perturbadas.
 

Mal     

 

Tradicionalmente, não existe um espírito maligno universal correspondente a Satanás na Teologia Cherokee. Um Asgina é qualquer tipo de espírito, mas geralmente é considerado um malévolo.  Uya, às vezes chamado Uyaga, é um espírito terrível da terra que invariavelmente se opõe às forças da direita e da luz.  Há também Nun'Yunu'Wi, um monster do espírito do mal que predam em seres humanos, e Kalona Ayeliski (Raven Mocker). Esses espíritos predavam as almas dos moribundos e atormentavam suas vítimas até morrerem, depois do qual comeriam o coração da vítima. Kalona Ayeliski são invisíveis, exceto para um homem de medicina, ea única maneira de proteger uma vítima em potencial era ter um homem de medicina que sabia como conduzir Kalona Ayeliski off, uma vez que eles estavam com medo dele.

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